sexta-feira, janeiro 06, 2006

O DIA DE REIS

Adoration of the Magi, centre panel of a triptych by the Antwerp Mannerist painter Jan de Beer, c. 1520; in the Brera, Milan.


Hoje é Dia de Reis Magos, Festa de Reis ou, mais tecnicamente, Epifania. Mas, o que significa exactamente esta data? Diz a tradição que foi neste dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco.
Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes, os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém para adorar o recém-nascido, Rei dos Judeus. Segundo a tradição, um rei mago era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa). Os presentes que os três reis magos deram a Jesus foram: Incenso (Gaspar), representando a nobreza; Ouro (Belchior), o poder material, e a amarga Mirra (Baltazar), significando o sacrifício que Jesus enfrentaria.
O Dia de Reis em Espanha, é chamada de Festa de Reis. Em Itália chamam a festa da "Befana", que significa velha bruxinha boa que dá presente para as crianças. Esta tradição é seguida até hoje na Itália: ninguém recebe presente no dia 25 de dezembro mas, sim, no dia 6 de janeiro.
Além das comemorações, no dia de reis as decorações natalinas são desfeitas. Os enfeites são tirados das árvores, as guirlandas retiradas das portas, os presépios desmontados. Tudo é embalado cuidadosamente pelas famílias à espera do próximo Natal.
Conta a lenda que, quando os reis magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si o direito de entregar os presentes que levavam. Para acabar com a briga, um padeiro teve a idéia de fazer um bolo para os três e esconder uma fava dentro da massa. Não se sabe se foi Gaspar, Belchior ou Baltazar o feliz contemplado, mas a receita do Bolo Rei correu o mundo e ganhou fama de proporcionar prosperidade a quem tirar a fatia premiada.
MA

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial